Instituto Internacional de Cromatografia
Email Senha
Anúncio/Publicidade
 

Instituto Internacional de Cromatografia


Sobre o I.I.C.
Atividades
Escola de Cromatografia
Biblioteca
Resources
Newsletter
Política de Descontos
Hotéis
Como Chegar
Contato
COLACRO 2012 - Congresso Latino-Americano de Cromatografia

COLACRO 2012: Congresso Latino-Americano de Cromatografia
Saiba mais sobre o único evento em Ciências da Separação realizado no ano de 2012.
Visite: www.colacro.org

Análise Cromatográfica de Biodiesel (ANP 42, ANP7, ABNT, etc.) - Teoria e Prática

Instrutores:

Filiação: Docentes do IIC e convidados.

Data: 01 a 02/10 de 2009

Inscrição:
» R$ 950,00
» Estudantes: R$ 855,00

Extensão: 16 horas

Horário: das 08:00 às 17:00h

Inclui:Apostila com cópia das apresentações, livro do Prof. Lanças “Cromatografia em Fase Gasosa”, artigos complementares, roteiro das aulas práticas.

Não inclui: Transporte, alimentação, hospedagem e outras despesas não descritas acima.
Descrição do Curso

Este curso é projetado para apresentar e discutir criticamente com os participantes as técnicas mais modernas de análise de biodiesel de acordo com as várias agencias reguladoras como a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) . Ênfase será dada aos avanços recentes na área da Cromatografia Gasosa de Alta Resolução (HRGC), incluindo a instrumentação (injetores, fornos, detectores) e colunas mais estáveis, de maior eficiência e resistentes a temperaturas superiores. Tanto os usuários destas técnicas com experiência prática, porém necessitando atualização na teoria, quanto os que possuem os conceitos teóricos e precisam aprender a prática, irão se beneficiar do curso. Completando com sucesso o curso, o participante terá um entendimento dos pontos mais críticos no atendimento da legislação brasileira (ANP), assim como entenderá técnicas alternativas para efetuar com maior eficiência a determinação da composição química do biodiesel (misturado ou não com diesel) e seus principais contaminantes. As aulas teóricas são seguidas de aulas de laboratório visando a fixação do conhecimento e discussão de problemas práticos, com ênfase nas etapas mais críticas da metodologia para atender as exigências da ANP.



Público Alvo

Este curso é abrangente o suficiente para ser de utilidade para todas as áreas nas quais a determinação qualitativa e/ou quantitativa dos componentes do seja importante. Adicionalmente, uma vez que o biodiesel é basicamente constituído de ésteres de ácidos graxos, acilglicerídeos (mono, di, tri), álcoois (metanol, etanol, glicerol) e outros derivados, todos os interessados na análise destas classes de compostos (químicos, biólogos, engenheiros de várias áreas, biotecnólogos, bioquímicos, técnicos em açúcar, álcool, e muitos outros) poderão se beneficiar do curso. Nenhum pré-requisito é exigido, apesar de que um conhecimento básico teórico ou prático das técnicas cromatográficas auxiliará na compreensão das aplicações e discussão dos problemas abordados. Para aqueles que não possuem ainda nenhum conhecimento básico teórico ou prático sobre cromatografia ou espectrometria de massas, o IIC ministra cursos básicos (inclusive, “in company”), os quais são de utilidade para melhor preparar o interessado para tirar melhor proveito deste curso. Supervisores/gerentes/diretores interessados em atualizar as informações a respeito dos equipamentos adequados para a solução de seus problemas nesta área, assim como gerentes da qualidade, responsáveis por registro de biodiesel, auditores, e outros profissionais não diretamente ligados à análise dos fármacos na bancada, poderão também se beneficiar do curso.



Programa do Curso

  1. Composição Química do Biodiesel obtido a partir de óleos e gorduras. Fontes, processos e resultados. A mistura biodiesel+diesel: nomenclatura, legislação, problemas.
  2. Exigências legais a respeito do biodiesel: ANP (42, 7,...) e outros enfoques.
  3. Parâmetros envolvidos na especificação do biodiesel os quais podem ser analisados por Técnicas Cromatográficas de Alta Resolução.
  4. Avanços Recentes em Cromatografia Gasosa Capilar (HRGC) e suas aplicações na caracterização de biodiesel e seus contaminantes. Uma comparação crítica entre vários enfoques.
  5. Novos enfoques na análise cromatográfica de biodiesel.
  6. Aulas Práticas de Laboratório