Editorial

Os Editores

Palavras-chave: Editorial

Resumo: O número 2 do volume 10 do Scientia Chromatographica (SC V10N2) traz um relatório de um congresso (“meeting report”) popularmente conhecido como Simpósio de Riva por ser realizado cada dois anos na cidade de Riva del Garda, Itália. Trata-se do 42º Simpósio Internacional de Cromatografia
Capilar (42nd International Symposium on Capillary Chromatography), o mais importante evento realizado bianualmente na Europa que trata de todas as formas e aspectos da cromatografia capilar (gasosa, líquida, fluido supercrítico, eletrocromatografia, e outras), assim como de técnicas associadas.

Este evento, organizado inicialmente por Rudolf Kaiser e posteriormente por Pat Sandra, passou a ser recentemente coordenado por Luigi Mondello, o qual implementou ênfase em vários assuntos, dentre os quais a cromatografia multidimensional. Lembro-me de ter assistido, em diferentes versões deste simpósio, palestras de Marcel Golay, Giddings, Huber, Horvath, Jorgenson, Cramers, Novotny, e muitos outros considerados os “pilares” da cromatografia moderna. Eventos como esses trazem muitos frutos, especialmente contatos importantes que podem perdurar por toda nossa vida professional.

Ainda em relação a eventos, gostaríamos de informar que o Congresso Latino-Americano de Cromatografia (COLACRO), depois de duas edições seguidas fora do Brasil (Lisboa, Portugal e Cartagena de Indias no Caribe Colombiano) será realizado em julho do próximo ano na simpática Aracajú  prestigiando, assim, o Nordeste brasileiro. O website do evento já está no ar, e esperamos contar com a presença de todos.

Além de eventos, este número do Scientia conta com artigos enfocando aplicações das técnicas de  separação, assim como relata um estudo fundamental/instrumental sobre o uso de pressões elevadas em cromatografia gasosa. Neste ultimo artigo introduzimos dados adicionais do artigo no formato de  Material Suplementar, prática a qual está se tornando bastante popular entre os periódicos da área.

O Corpo Editorial do Scientia deseja a todos boa leitura, esperando que seu conteúdo seja de
utilidade para os leitores do periódico.