Uma visão técnica para a compreensão e resolução de problemas em sistemas de cromatografia líquida

Santos Neto, Álvaro José

Palavras-chave: Técnica de troubleshooting, cromatografia líquida, CLAE, manutenção em cromatografia.

Resumo: Como apresentado na edição de lançamento da Scientia Chromatographica, esse espaço tratará do assunto Troubleshooting em cromatografia – o entendimento e a resolução dos problemas mais comuns apresentados pelos sistemas e métodos cromatográficos de análise. Nessa edição, uma introdução à técnica e às estratégias de troubleshooting em sistemas e métodos cromatográficos será apresentada. Na segunda parte do artigo haverá a descrição do sistema de cromatografia líquida de alta eficiência, com uma visão voltada ao entendimento e prevenção de problemas comumente encontrados.


Referências Bibliográficas

1. Dolan, J.W. and Snyder, L.R. Troubleshooting LC systems – A comprehensive approach to troubleshooting LC equipment and separation. Totowa, New Jersey: Humana Press. (1989) 500p.
2. Kromidas, S. Practical problem solving in HPLC. Weinhein: Wiley-VCH. (2000) 178p.
3. Coutinho, L.F.M. Desenvolvimento de Instrumentação Dedicada a Cromatografia Líquida Capilar (cLC). 2008. 219 f. Tese de Doutorado – Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. Disponível em: Acesso em: 27 abr. 2009.
4. CHROMacademy. HPLC Autosamplers. Disponível em: Acesso em: 27 abr. 2009.