Editorial

Os Editores

Palavras-chave: Editorial

Resumo:

Colocamos à disposição dos leitores mais um número do Scientia. Neste número publicamos uma entrevista com o Professor Harold McNair, um dos ícones da Cromatografia, no momento em que completa 85 anos de vida. Figura carismática, um dos pesquisadores mais ativos na divulgação da técnica em todas suas formas, Professor reverenciado por todos da área, e pessoa de muitos amigos. Um artigo do Prof. Milton Lee, mais um dos importantes pesquisadores na área de Cromatografia, Espectrometria de Massas e técnicas relacionadas, discutindo a miniaturização da técnica, dá seguimento ao presente número. A seguir, um artigo do laboratório do Prof. Lanças discute o estado-da-arte das colunas tubulares abertas com a parede interna recoberta com materiais porosos (PLOT) em cromatografia líquida miniaturizada. Um artigo da Prof. Maria Eugênia Queiroz discute as várias técnicas disponíveis para o preparo de amostras biológicas, com ênfase nas micro técnicas de extração.

Este conjunto diversificado de enfoques em técnicas de separação, permitirá ao leitor uma atualização nos diversos assuntos abordados, por especialistas na área.

Esperando que os artigos sejam de interesse dos leitores, lembramos que o Scientia Chromatographica publica artigos submetidos também pelos leitores, e que não existe qualquer custo para a publicação, assim como também para a leitura dos artigos. Caso tenha dúvidas a respeito, entre em contato conosco.