http://dx.doi.org/10.4322/sc.2015.007

 

Mensagem do Editor

Lanças, Fernando M.

Palavras-chave: editorial

Resumo: Com este número chegamos ao final do sexto volume (não contando o inaugural, denominado número zero, ou seja, SC V0N0). Mais de 7 anos se passaram desde o anúncio do lançamento do Scientia Chromatographica até o presente, quando o periódico adquire maturidade e sedimenta sua posição como mais importante forum de apresentação e discussão dos avanços na área de cromatografia e técnicas relacionadas na América Latina.

Três importantes fatores tem contribuido para esta posição:
(1) A qualidade de seu corpo Editorial e dos artigos encaminhados para publicação.
(2) O acesso livre-gratuito ao periódico desde seu lançamento, tanto para os leitores quanto para os autores;
(3) Os patrocinadores que contribuiram para que o periódico pudesse ser de livre acesso.

Um novo passo dado recentemente foi o acesso eletrônico gratuiro ao periódico – desde o Volume zero, Número zero, até o atual sem burocracia. O resultado tem sido bastante positivo, de acordo com nossas informações.

Conforme afirmei acima, uma das principais fontes do sucesso do periódico é a qualidade dos trabalhos nele publicados. Este número corrobora esta afirmação: excelentes e diversificados artigos estão a sua disposição para serem abertos, impressos, lidos e utilizados em suas atividades profissionais. Escritos por líderes em sua área de atuação, certamente contribuirão não apenas na parte professional como fonte de informações como, também, na parte educacional com textos bastante didáticos atingindo, inclusive, os noviços.

Espero que gostem.

Fernando M. Lanças Editor-chefe.