http://dx.doi.org/10.4322/sc.2016.001

 

Mensagem do Editor

Lanças, Fernando M.

Palavras-chave: Editorial

Resumo: O V7N3 (volume 7, número 3) do Scientia inclui vários artigos nos quais são apresentadas e discutidas diferentes aplicações das técnicas cromatográficas, especialmente nas áreas de alimentos e medicamentos, duas áreas de importância vital para a saúde da população. Estes exemplos ilustram o amplo espectro de aplicações das técnicas cromatográficas e associadas (tais como a espectrometria de massas) as quais continuam evoluindo de forma acelerada. Em se tratando da análise de amostras complexas, o preparo das amostras é uma etapa fundamental do procedimento analítico, e as técnicas miniaturizadas são novamente discutidas neste número em dois artigos: um artigo de revisão crítica discutindo o “estado-da-arte da Microextração em gota única (SDME)” e outro a “aplicação de Microtécnicas de preparo de amostras na área de alimentos”.

Outro fator importante é o aumento da diversificação regional dos autores, o que amplia a cobertura geográfica do periódico, com inclusão de artigos do exterior em praticamente todos os números recentes. Adicionalmente, o aumento no número de artigos submetidos na língua inglesa tem permitido uma maior internacionalização do Scientia.

Continuamos com nosso firme propósito de divulgar a cromatografia e técnicas associadas aos nossos leitores, sempre na expectativa de recebermos comentários construtivos que permitam a melhora do periódico.