http://dx.doi.org/10.4322/sc.2016.026

XVI COLACRO & 9ENC – Construindo pontes de cooperação em ciência de separação

Nogueira, José Manuel Florêncio

Palavras-chave: editorial

Resumo: Os simpósios COLACRO têm sido o evento emblemático internacional para cromatografia e técnicas afins na América-Latina. Estes congressos, que começaram em 1986 no Rio de Janeiro (Brasil) pela mão do professor Fernando Lanças, têm ocorrido bienalmente nos países da América do sul, tendo-se tornado num importante meio para troca de informação e ideias na área da ciência de separação. Do outro lado do Atlântico, em Portugal, o grupo de Cromatografia da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) foi fundado em 1999 e, desde então, organiza igualmente encontros de cromatografia bienais em território português, tendo sempre em mente a promoção e disseminação destas importantes técnicas analíticas.

Em 2016, o XVI COLACRO celebrou as bodas de pérola (30 anos), tendo sido organizado pela primeira vez fora do continente sul-americano, conjuntamente com o 9º Encontro Nacional de Cromatografia (9ENC), pelo grupo de Cromatografia da SPQ e, tido lugar no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal. Para assinalar esta parceria inédita, o tema chave foi “Construindo Pontes de Cooperação em Ciência de Separação” e, ficará seguramente referenciado na história destes eventos, como a edição que juntou, no “Velho Mundo”, cientistas de diferentes gerações que detêm culturas similares e interesse comum pela área da ciência de separação.

Participaram cerca de três centenas de congressistas de diversos países, nomeadamente, Portugal, Espanha, Itália, França, Grécia, Holanda, Ucrânia e Polónia do continente europeu, conjuntamente com Brasil, Colômbia, Chile, México, Argentina, Venezuela e Estados Unidos da América do continente americano. Associaram-se a este evento dezenas de cientistas reputados internacionalmente, tendo sido proferidas centenas de sessões científicas entre lições plenárias, meias-plenárias, comunicações orais e em póster, seminários e workshops, onde o denominador comum foi a troca de ideias, experiências e a divulgação relativa aos desenvolvimentos emergentes e inovadores na área da cromatografia e técnicas afins.

O Scientia Chromatographica dedica, neste número, uma edição especial ao XVI COLACRO & 9ENC, onde se destacam alguns trabalhos científicos apresentados neste simpósio.