http://dx.doi.org/10.4322/sc.2016.033

 

Editorial

Lanças, Fernando M.

Palavras-chave: editorial

Resumo: Com este número (V8 N4) chegamos ao final de mais um volume do Scientia Chromatographica, com artigos que abordam diferentes assuntos de relevância na área neste momento. O número inicia com um artigo sobre o emprego de técnicas cromatográficas multidimensionais na investigação de metabólitos secundários, assunto que discute o uso de técnicas de alta eficiência para a solução de problemas práticos de relevência atual. Uma revisão crítica detalha a Extração em Fase Sólida Magnética (MSPE), abordando de forma didática seus fundamentos e principais aplicações atuais. Trata-se de uma abordagem inovadora e que tem trazido muito sucesso na área de preparo de amostras. Outro artigo trata da utilização de programação de temperatura em cromatografia líquida capilar, estado-da-arte em cromatografia líquida moderna, mostrando as vantagens deste enfoque utilizado para melhorar uma separação cromatográfica.

Ampliando suas formas de divulgação do conhecimento na área, e com a intenção de facilitar para os que se iniciam na área de cromatografia, o Scientia criou, a partir deste número, um Glossário de Termos Cromatográficos (e de técnicas relacionadas) que pretende ir ampliando nos próximos números. A intenção é abordar a terminologia, simbologia e outros elementos da área, sempre procurando uma forma didática de apresentar o tema.

Esperando que tenham gostado desde número aproveitamos, em nome dos Editores e de toda a equipe Scientia desejar a todos um excelente final de ano e um 2017 repleto de realizações.