http://dx.doi.org/10.4322/sc.2017.011

 

Editorial

Lanças, Fernando Mauro

Palavras-chave: Editorial

Resumo: O número 3 do volume 9 do Scientia Chromatographica traz uma diversidade bastante interessante de artigos, para todos os gostos. Metade dos artigos foram submetidos na língua inglesa e a outra metade na língua portuguesa atendendo, desta forma, demanda de ambas partes.

Este número inicia com uma revisão sobre o emprego de líquidos iônicos associados a nano partículas magnéticos para micro técnicas de preparo de amostras. A contribuição vem do laboratório do Prof. Jared Anderson, especialista no emprego de líquidos iônicos em química analítica. O grupo da Profa. Suzana Nixdorf (UEL) apresenta e discute um método rápido e sensível para determinação de trigonelina e cafeína em amostras de café torrado e moído. O grupo do Prof. Varejão, da Universidade de Coimbra, Portugal, contribuiu com uma avaliação da presença de ácidos graxos trans em amostras de produtos alimentícios à base de massas folhadas. Uma contribuição liderada pelo grupo da Profa. Fabiana Agostini (Universidade de Caxias do Sul) discute métodos para a determinação de 14 compostos fenólicos em amostras de diferentes plantas empregadas em medicina popular.

Esperamos que os artigos sejam do agrado dos leitores, sendo que o Corpo Editorial do Scientia agradece o envio de novas colaborações para avaliação, assim como sugestões que contribuam para sua melhora.